domingo, 13 de novembro de 2016

Era Mesozoica

A Era Mesozoica é caracterizada pelo surgimento dos dinossauros e se dá pelo período de 250 a 65 milhões de anos atrás - derivada do grego, a palavra "mesozoica" significa "meso=meio + zoico=vida". Se divide em três períodos, em ordem, do mais antigo para o mais recente: Triássico, Jurássico e Cretáceo.
Seu início é marcado pela extinção em massa que acaba por ocorrer por causas desconhecidas pela formação e fragmentação da Pangeia. O aprimoramento dos dinossauros e a extinção dos mesmos também é um marco para esta era porque foi quando eles mais se desenvolveram. Também da pra perceber o surgimento das primeiras plantas com flores e das primeiras aves.

(foto tirada por Natalia dia 10/11 - foto de um dinossauro)
  • Triássico: compreende-se entre 250 e 199 milhões de anos atrás. Esse período se divide em três épocas e são elas: Inferior, Média e Superior. Começa com a extinção, o que acaba deixando a biosfera pobre e levaria muito tempo para a vida se recuperar com sua diversidade anterior. Principais vertebrados eram os Terapsídeos e os Arcossauros e, um subgrupo de arcossauros apareceram, mas não se tornaram dominantes até o período Jurássico. Primeiros mamíferos e vertebrados voadores evoluíram neste momento, o supercontinente existiu até aqui, onde começaram a aparecer fissuras que separariam as massas de terra. Clima passa de quente e seco para úmido. E o período acaba com outra grande extinção que acaba com muitos grupos e permite que os dinossauros dominassem o período Jurássico.
  • Jurássico: é o período que está compreendido entre 200 milhões e 145 milhões de anos atrás. Esse nome é devido as montanhas Jura, que se situam nos Alpes, que armazenam grande quantidade de rochas deste período. O clima quente e úmido fez com que as floresta se proliferassem, o que tornou a diversidade de plantas muito maior. A fauna é marcada pela hegemonia dos repteis em todos os ambientes (terra, ar e mar).
  • Cretáceo: último período da era, compreendido entre 145 e 65 milhões de anos atrás. A fauna e a flora, nesse momento, se alteraram intensamente. Uma nova condição climática permitiu um estabelecimento de um clima semelhante ao temperado tropical. As florestas cresciam mais, e os animais se diversificavam muito mais do que antes.
(foto do dinossauro acima, imagem tirada por Natalia - 10/11)

(continuacao dos ossos do dinossauro)







Nenhum comentário:

Postar um comentário