domingo, 13 de novembro de 2016

Era Cenozoica

A Era Cenozóica, acredito eu, é uma das mais interessantes para a Terra. Ela teve inicio há 65 milhões de anos e se estende até hoje. É divida em dois períodos, o terciário (Paleogeno e Neogeno) e o quaternário (Pleistoceno e Holoceno), com a principal característica do surgimento de novas espécies depois do grande meteoro que devastou a Terra no fim da Era Mesozóica em que ocorreu a extinção dos dinossauros que até em então predominavam sobre a terra.
Alguns seres foram fortes o suficiente e sobreviveram até o início dessa Era, e foram evoluindo com o tempo até ficarem como conhecemos hoje. A Era Cenozóica, às vezes, é chamada de "Era dos Mamíferos", já que foi a principal espécie a evoluir.
O período Terciário se estende de 65 milhões a 1,8 milhões de anos, em que surgem os primeiros ancestrais dos homens. Esse período é dividido em 5 épocas: 
  • Poleceno: (65 a 54 milhões de anos) o seu início é marcado por uma grande regressão marinha, a Pangeia já estava em um avançado estágio avançado de separação privilegiando a diferenciação endêmica das espécies;
  • Eoceno: (54 a 33 milhões de anos) teve um grande instabilidade tectônica e seu período se inicia com uma transgressão marítima (avanço do mar para o interior do continente);
  • Oligoceno: (33 a 23 milhões de anos) teve um resfriamento do mar em algumas regiões e também surgiram os primeiros primatas;
  • Mioceno: (23 a 5 milhões de anos) é caracterizado com a adaptação final de espécies marinhas como focas, baleias, etc;
  • Polioceno: (5 a 1,8 milhões de anos) nesse período é formado o Mar Negro, Mar Cáspio e o Mar Aral. Depois da última transgressão marinha, glaciações são comuns nessa época que se encerra com o aparecimento do primeiro ancestral do homem.
(FONTE: https://www.google.com.br/search?q=evolu%C3%A7%C3%A3o+humana&espv=2&biw=1366&bih=662&site=webhp&tbm=isch&imgil=DTlsIK6mWdKXbM%253A%253BruvhAgM9WhEXxM%253Bhttp%25253A%25252F%25252Fwww.ahistoria.com.br%25252Fda-evolucao-humana%25252F&source=iu&pf=m&fir=DTlsIK6mWdKXbM%253A%252CruvhAgM9WhEXxM%252C_&usg=__MlQV3EjKm3zCgP2YAn2sq0rW-Oo%3D&ved=0ahUKEwitnqK7jMrQAhXMgpAKHanvAjEQyjcIOg&ei=OW07WO2dNsyFwgSp34uIAw#imgrc=DTlsIK6mWdKXbM%3A)



O último período da escala geológica, quartenário, teve início há 1,8 milhões de anos atrás e dura até hoje. Essa época não é muito diferente do período terciário, é caracterizado por diversos períodos de glaciações intensas que alteraram, principalmente, a flora e pela predominância de grandes mamíferos. Como dito acima, esse período é divido em duas partes, a primeira, Pleitstoceno (1.8 a 0.01 milhões de anos), há o surgimento do homem mas, alguns cientistas discordam que essa característica seja suficiente para demarcar uma Época. E o segundo período, o Holoceno, é demarcado pela última glaciação do planeta Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário